sábado, 24 de julho de 2010

Porque não acredito em pesquisas.

Eu literalmente não acredito em pesquisas eleitorais, pois já não acreditava antes de um fato que aconteceu comigo. 

Isto ocorreu uma semana antes das eleições municipais de 2008, aqui em Rio Preto mesmo, era uma sábado de manhã e eu precisava colocar algumas correspondências no Correios, pedi então que me levassem de carro até lá pois era um local de difícil estacionamento e pedi para minha mulher dar uma s voltas enquanto fazia a postagem, ao acabar sai e fiquei esperando em frente a agência central dos correios.

Enquanto esperava percebi que havia um pesquisador de um  instituto de pesquisa fazendo pesquisa para prefeito e vereador bem ao meu lado, parei e fiquei olhando, ele pesquisou uma pessoa, pesquisou a segunda e ai eu perguntei a ele: - Moço você não vai me pesquisar também ? Ele me respondeu: - Não senhor, não posso fazer isto pois o senhor não pertence ao PERFIL que estamos procurando na pesquisa.......
Este é o Brasil de quase 200 milhões de habitantes, que elege seus candidatos, baseado em pequisas fajutas, que se baseiam em dados colhidos de menos de 10.000 pessoas na maioria das vezes manipuladas.

Este é o país onde apenas os 3 ou 4 primeiros candidatos nas pesquisas tem chances de se elegerem, os outros são os outros.

Este tipo de procedimento deveria ser extinto do processo eleitoral definitivamente, eleição se define é nas urnas.

Um comentário:

  1. Adorei a matéria...gostaria de comentar sobre o fato...trabalhei como pesquisadora do jornal DHOJE fazendo pesquisas nas ruas sobre diversos assuntos e temas e eu digo com toda certeza entrevistamos pessoas de todas as classes sociais, faixas etárias pra mostrar uma pesquisa coerente...isso que aconteceu com vc é uma lastima!

    ResponderExcluir