domingo, 25 de julho de 2010

Rodeios de onde vieram e para onde foram !

A verdadeira Festa do Peão de Boiadeiro remonta a mais de 50 anos atrás e eram festas para que os verdadeiros peões mostrassem suas habilidades, peões estes que viviam pelas estradas empoeiradas do Brasil levando suas boiadas, eles mesmo que domavam os seus cavalos para que os utilizarem em seus serviços. Antigamente as montarias eram exclusivamente em cavalos.

Com o passar dos anos, importaram dos Estados Unidos a montaria em touros, e as festas que eram simplórias e rurais, se espalharam pelo Brasil inteiro, da simples montaria em cavalos, tornam-se hoje montarias em touros especialmente criados para isto, as festas tornaram-se mega eventos para a felicidade das duplas sertanejas, que hoje nem mais tão sertanejas são, festas estas que conseguem atrair mais 1 milhão de pessoas como a de Barretos - SP.
Com certeza a maioria do público que frequenta estas festas hoje o fazem pelas atrações que elas proporcionam, muitos deles vão atrás dos camarotes das bebidas para saírem nas fotos com aquelas camisetas vermelhas horríveis e depois aparecem nas colunas socias fazendo propaganda de graça da bebida e se achando Vip's. Ou vão para assistirem os shows de seus cantores prediletos e passam longe da arena das montarias.

De qualquer forma estas festas fortalecem o turismo nas cidades onde elas ocorrem, geram empregos e trazem lucros, passou a ser um ótimo negócio.

Claro que como tudo tem o lado contrário, tem também os defensores dos direitos dos animais, que condenam os rodeios por maus tratos aos animais. 
É um assunto polêmico, pois quem organiza os rodeios dizem que estes animais são muito bem tratados, são treinados e em nenhum momento são maltratados. Mas isto não convence os defensores dos animais, pois temos no Brasil milhões de animais mais bem tratados do que gente. 

Não vou julgar quem está certo ou errado, não cabe a mim fazê-lo.

Hoje quando desejei sucesso ao organizador do evento no twitter me chamaram de "LIXO" , pergunto a esta pessoa se ela está preocupada com a mesma intensidade com a violência que ocorre diariamente com as mulheres como está na reportagem de capa do Diário da Região de hoje ?

OBS: Não vou a rodeios porque não gosto, mas nem por isto devemos criticar um evento como o que ocorreu estes dias em Rio Preto, é um direito de quem gosta ir e de quem não gosta não ir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário